Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/taperareal/www/wp-content/plugins/woocommerce/includes/admin/reports/class-wc-admin-report.php on line 132
Pastorinhas e Danças Populares – Tapera Real

Pastorinhas e Danças Populares

Pastorinhas da Tapera é um grupo de cultura popular tradicional presente na região da Estrada Real, em Minas Gerais. “As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. Esse bailado folclórico de origem portuguesa compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças. O enredo principal seria a visita dos pastores, no caso do bailado, em sua maioria "pastoras", que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus, por isso a maior incidência de representações tem as festas natalinas por referência.”
PRECISA CITAR O NOME DA AUTORA DO TEXTO

O ciclo de apresentações das Pastorinhas é um momento de paz, descontração, cultura e lazer dentro da comunidade. As Pastorinhas procuram também desempenhar um papel social, preservando a história da comunidade de Santo Antônio do Norte. As crianças e jovens, participantes desse auto de natal, são acompanhados por uma professora da comunidade, que desde criança participa do Grupo de Pastorinhas. Durante o ano são realizados ensaios para as apresentações anuais no mês de dezembro e janeiro, nos dias tradicionais das folias de reis.

 

 

 

GRUPO DE DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS

 

Grupo de ensaios e apresentações de danças de ritmos populares brasileiros, como: dança afro, maculelê, carimbo, danças de nossa senhora do rosário, entre outras.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha expandir e se envolver nas ações integrativas do Centro Cultural Tapera Real!! Contribua!! Saiba mais!! Dispensar