A expressão Tapera Real dá nome ao conjunto formado por Corporação Musical Lyra do Santo Antonio, Associação Comunitária Taperense Caminho da Liberdade e o Centro Cultural Tapera Real (Ponto de Cultura), configurando uma união de coletivos que interagem como uma indústria criativa, aplicando economias solidarias, atividades de educação social, cultura, arte, meio ambiente e todo tipo de iniciativa de  valorização da vida. 

A configuração inclui também outros grupos; como para Associação Comunitária de Preservação das Nascentes do Rio Santo Antônio, Grupo de Pastorinhas da Tapera, Grupo de Percussão e Dança Afro,  Grupo de Mulheres Quitandeiras da Tapera e continua a expandir e envolver outros sonhos e ações integrativas.

MISSÃO

Contribuir para a redução das desigualdades sociais em suas diversas formas fomentando, a partir da comunidade de Santo Antônio do Norte e região, o desenvolvimento de plataformas de transformações sociais, culturais e ambientais, valorizando pessoas e grupos para realização de projetos inovadores, colaborativos e sustentáveis.

VISÃO

Redução da desigualdade social, por meio de trabalho sociocultural diverso e ambientalmente equilibrado para uma sociedade mais justa e que ofereça oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento sustentável.

VALORES

Dedicação, liberdade e inovações sociais; Solidariedade com foco na mudança social; Fortalecimento das identidades locais; Valorização da cultura imaterial e proteção ambiental e humana