Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/taperareal/www/wp-content/plugins/woocommerce/includes/admin/reports/class-wc-admin-report.php on line 132
Prazeres Gastronômicos da Tapera: Da tradição dos biscoitos em forno de barro à experiência coletiva das quitandeiras – Tapera Real

Prazeres Gastronômicos da Tapera: Da tradição dos biscoitos em forno de barro à experiência coletiva das quitandeiras

Já está no ar, para ser apreciado como uma deliciosa guloseima, o primeiro vídeo da web vivência sobre os prazeres gastronômicos da Tapera. Trata-se da produção de biscoitos caseiros pela quitandeira Marilene Evangelista, onde revela segredos do processo e curiosidades dos artefatos utilizados nos mesmos, como as vassouras feitas com o ramo da “catinga de porco” .

Esta atividade, protagonizada por mulheres, tornou-se uma tradição culinária das unidades domésticas da Tapera e vizinhança, onde podemos observar os fornos de barro compondo o mosaico produtivo dos quintais. Mais ainda, ganhou amplitude e dimensão de empreendimentos coletivos, sendo amplamente conhecidos os grupos produtivos em Córregos e no próprio Centro de Referência da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Norte, onde trabalham as Quitandeiras da Tapera.

Integrantes do Coletivo Quitandeiras da Tapera

Para Adriana Evangelista, coordenadora do coletivo Quitandas Tapera Real , além da dimensão econômica de apoio ao orçamento familiar proporcionado pela produção de diferentes tipos de biscoitos (de amendoim, polvilho, tareco e rosquinhas de açúcar mascavo), a experiência associativa possui uma dimensão social na medida em que implica em apoio mútuo e comunhão para várias pautas enfrentadas pelas participantes no cotidiano, tais como o cuidado com as crias e a gestão dos lares. O coletivo foi responsável pelo micro projeto que incluiu a distribuição de kits lanches para os participantes do projeto do Ponto de Cultura Tapera Real, aprovado no Edital da Lei Aldir Blanc 2020.

Kit lanches distribuídos para crianças nas oficinas

A web vivência prazeres gastronômicos é mais uma realização do Estúdio Mídia Jovem, contando com a participação dos agentes de cultura digital Vanessa Reis e Alisson Duarte.

O próximo vídeo dos prazeres gastronômicos trará como cardápio a produção de geleias por Queliane de Souza. Prepare para saborear aqui consosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha expandir e se envolver nas ações integrativas do Centro Cultural Tapera Real!! Contribua!! Saiba mais!! Dispensar