Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/taperareal/www/wp-content/plugins/woocommerce/includes/admin/reports/class-wc-admin-report.php on line 132
Vem cá Vem Ver a Pancada do Pilão Bater! – Tapera Real

Vem cá Vem Ver a Pancada do Pilão Bater!

Acompanhe o novo vídeo da série de web vivências sobre o patrimônio imaterial do Estúdio Mídia Jovem e sinta a força do Pilão assentada na tradição.

Símbolo quilombola por excelência, o Pilão constituiu-se em “arma” de resistência e promoção da segurança alimentar não apenas para provisão de seus enclaves, mas também para alimentação das áreas de garimpo ocupadas pelos brancos, através de redes de intercâmbios e trocas.

O uso e tradição do Pilão se expandiu para o campesinato em formação nas terras altas e ainda hoje se faz presente em praticamente todas unidades domésticas de pequenos agricultores e agricultoras familiares. Esta verdadeira Usina de produção processa variados alimentos e substâncias, destacando-se a produção de arroz, óleos (mamona), fubá, café, corante e temperos, entre outros.

Aprecie a web vivência ministrada no Centro de Referência da Agricultura Familiar pela Marina Carvalho, que representou os saberes-sabores do Pilão da Tapera no Projeto da Lei Aldir Blanc/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha expandir e se envolver nas ações integrativas do Centro Cultural Tapera Real!! Contribua!! Saiba mais!! Dispensar