Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/taperareal/www/wp-content/plugins/woocommerce/includes/admin/reports/class-wc-admin-report.php on line 132
ARTÍFICES DA TAPERA DESFILAM SABERES DO MATO DENTRO NAS WEB OFICINAS DO ESTÚDIO MÍDIA JOVEM – Tapera Real

ARTÍFICES DA TAPERA DESFILAM SABERES DO MATO DENTRO NAS WEB OFICINAS DO ESTÚDIO MÍDIA JOVEM

A Pandemia nos trouxe tempos de incerteza e comoção social. Mesmo com tantas dificuldades, o mês de maio de 2021 foi marcado pela vitalidade das web oficinas realizadas pelo Estúdio Mídia Jovem, envolvendo artífices com mestria em saberes tradicionais e jovens agentes de cultura digital.

Durante quase trinta dias pessoas simples da Tapera se tornaram professores e professoras, como os senhores Bento, Nicodemus, Djalma, Sadi, Rogério e as senhoras Gerolisa, Helena, Cacilda Rita e Marina.

O Estúdio Mídia Jovem registra a gratidão aos mesmos pelo compartilhamento dos saberes tradicionais não só dos taperenses, como das pessoas do mato dentro de forma geral.

Para o etnoarqueólogo Júlio Jader, além de aporte de renda complementar as web oficinas se constituíram como sínteses criativas que permitiram aos artífices reconhecerem e atribuírem valor à suas práticas, ampliando sua visibilidade para o campo do patrimônio imaterial. Já Alisson Duarte, instrutor de cultura digital, destaca o diferencial didático e intergeracional das mesmas ao articular artífices com suas mestrias nos saberes populares com os jovens responsáveis pelo registro e edição das atividades.

Já para Geordani Ottone, coordenador do Centro Cultural Tapera Real, o setor que já sofria com o esvaziamento de suas políticas públicas sofreu forte impacto com as medidas restritivas de convívio social. Por outro lado, as dificuldades estimularam a organização, culminando na aprovação da Lei Aldir Blanc/ Ações Emergências no Setor da Cultura no segundo semestre de 2020. Esta conquista fortaleceu o Ponto de Cultura que teve projetos apreciados no plano municipal e estadual, com destaque para produtos e ações de fortalecimento do Estúdio Mídia Jovem.

O projeto do Estúdio Mídia Jovem aprovado no Edital Lei Aldir Blanc/MG 2020 prossegue no mês de julho com concurso web para premiação dos alunos das oficinas permanentes de dança, percussão e Banda de Música. Também está prevista para o mês de agosto uma Roda de Reflexão Criativa (live) sobre patrimônio imaterial.

Todas as atividades se apoiam em plataformas infotelemidiáticas e obedecem as normas sanitárias de prevenção à COVID. Continue acompanhando em nosso site, facebook ou instagram.

2 thoughts on “ARTÍFICES DA TAPERA DESFILAM SABERES DO MATO DENTRO NAS WEB OFICINAS DO ESTÚDIO MÍDIA JOVEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha expandir e se envolver nas ações integrativas do Centro Cultural Tapera Real!! Contribua!! Saiba mais!! Dispensar