Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/taperareal/www/wp-content/plugins/woocommerce/includes/admin/reports/class-wc-admin-report.php on line 132
Patrimônio cultural – Tapera Real

Patrimônio cultural

“Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais (intangíveis), que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material. Assim, de acordo com sua particular e significativa forma de expressão cultural, é classificada como patrimônio cultural, determinando-se sua salvaguarda (proteção), para garantir a continuidade e preservação. Com a intenção de assegurar, para as gerações futuras conhecer seu passado, suas tradições, sua história, os costumes, a cultura, a identidade de seu povo. Patrimônio é tudo aquilo que pertence a uma região. É a herança do passado e o que o povo cria hoje. É obrigação de todos as pessoas, preservar, transmitir e deixar todo esse legado às gerações vindouras.

Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes”.

Em relação ao patrimônio material a comunidade de Santo Antônio do Norte preserva pinturas rupestres e outros registros em cavernas; casario e igreja históricos; ruínas e bens móveis representantes do modo de vida tradicional.
Em relação ao patrimônio imaterial a comunidade resguarda diversos saberes como: produção de quitandas e doces; produção de artesanato em taquara; grupo tradicional de Pastorinhas; Banda de Música; produção artesanal de queijo; entre outros.

http://portal.iphan.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha expandir e se envolver nas ações integrativas do Centro Cultural Tapera Real!! Contribua!! Saiba mais!! Dispensar